A volta ao mundo em 80 dias

A Cia. Articularte faz as malas e apresenta um espetáculo envolvendo uma dupla divertida e uma pulga palpiteira. Uma peça multicolorida que faz uma grande viagem mágica com cenários surpreendentes que surgem de dentro de malas.

Uma aventura com 26 bonecos e 5 atores

Sinopse: A Cia. Articularte encenou um colorido espetáculo de Teatro de Bonecos e formas animadas envolvendo uma dupla dinâmica e uma pulga palpiteira que têm como desafio dar a volta ao mundo em 80 dias, passando por aventuras divertidas e surpreendentes.

A peça que estreou em 2012 mostra também figurinos de época, réplicas de brinquedos e malas personalizadas que se abrem mostrando novos mundos: barcos, trenzinhos, elefante, dragão chinês e muito mais, tudo regido por uma trilha sonora composta por divertidas sonoridades humanas.  =>  Confira aqui cenas do espetáculo. E veja  também o nosso vídeo  15 ANOS DE ARTICULARTE!

Imprensa

Abaixo críticas, matérias de imprensa web e escrita sobre a qualidade do espetáculo que está em cartaz itinerante desde 2012. Veja também outros links de imprensa no final desta página.

Homenagem elegante a Julio VerneUol – Crianças – Foto 11Folha de São Paulo – Álbum com 7 FotosVejinha São Paulo – estreia| Revista Veja – SP – RECOMENDA| Site BORA.AÍ – “80 dias…” Sesc Campo LimpoCrítica site Veja S.PauloBiblioteca de São Paulo – Especial de FériasUnibes – Centro da Cultura Judaica – em cartaz    *** veja mais matérias no final desta página…

Release

Um patrão e seu criado, Fogg e Faztudo, formam uma dupla dinâmica e impetuosa para provar que podem dar a volta ao mundo em 80 dias, através de vários e imprevisíveis tipos de transportes. Mas eles não estão sozinhos: uma Pulga palpiteira pegou carona e viaja nas roupas do criado Faztudo. Dessa forma os três passam por desafios, e também por vários momentos de diversão, sempre perseguidos pelo infatigável detetive Fix, que com o seu faro fino desconfia que eles sejam ladrões.

Com muita peripécia e contando com 05 atores, formas animadas e diversos bonecos de vários tamanhos e técnicas, a Cia. Articularte encena uma divertida viagem infantil em volta de um mundo bem peculiar: o mundo da imaginação.

Os adereços surgem de dentro de malas de viagem que se abrem, mostrando pequenos lugares e novos mundos. O espetáculo dirigido por Dario Uzam é pontuado e regido por divertidas sonoridades corporais e humanas, em musicalidade contagiante composta por Charles Raszl (integrando do Grupo Barbatuques).

cenografia e figurinos para bonecos de época foram criados com requinte por Carlos Colabone para dar um toque especial de aventura física, estética e antiga. Tudo isso, com Desenho de Luz criado por Domingos Quintiliano que volta a iluminar um espetáculo infantil com climas e cores bem criativas.

Para figurar essa viagem imaginária, a bonequeira da Cia. Articularte, Surley Valério, criou uma ampla variedade técnica de animação, com tipos diferentes e inusitados de bonecos, mostrando fantoches articulados de corpo inteiro, bonecos de boca, de luvas e dedoches adaptados com pernas, para mostrar diversidade étnica de tipos de bonecos dentro do gênero da animação teatral.

E ficou a cargo do artista plástico Hernandes Oliveira pintar as faces e personalidades dos bonecos, adereços e elementos cênicos, com cores saborosas que saltam dos objetos em busca da expressão teatral infantil.

As âncoras do espetáculo ficam por conta de malas que se abrem e se transformam em bancas de jornal dos países visitados, com seus respectivos jornaleiros regionais – alguns humanos (italiano, japonês, americano, inglês) e outros, jornaleiros animais (indiano: uma cobra Naja; e um urso Panda – China).

Esses personagens pontuam as divertidas ações e tensões do espetáculo, surgindo inesperadamente em vários momentos com novidades jornalísticas e notícias de última hora. Dessa forma, eles vão posicionando sempre em que lugar do mundo, ou por qual dificuldade estão se aventurando nossos heróis, Fileas Fogg e seu criado Faztudo, este quase um mágico que desempenha múltiplas tarefas.

Para que nossos amigos consigam dar a volta ao mundo em 80 dias, terão que viajar através de diversos brinquedos, construídos artesanalmente, por exemplo, através de uma réplica de Maria Fumaça, sobre um elefante, um avestruz, uma gôndola, navio a vapor, águia, balão a gás etc. Todos esses elementos acabaram gerando uma viagem sempre ao leste do globo terrestre para completar essa espetacular volta ao mundo em 80 dias.

As réplicas de malas especiais cenográficas e brinquedos de madeira foram estruturados e construídos por Flaviano Marcondes, experiente cenotécnico de teatro (adulto), que aceitou o desafio de recriar brinquedos para teatro de animação, buscando criar comunicação direta com o público infantil e familiares.

Ficha Técnica

Dramaturgo e Diretor – Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Cenografia, Figurinos, Adereços: Carlos Colabone. Composição Musical e Sonoplastia – Charles Raszl. Iluminação: Domingos Quintiliano. Pintura: Hernandes Oliveira. Cenotécnico – construção de brinquedos: Flaviano Marcondes. Elenco de atores-animadores: Surley Valério, William Lobo, Renato Bego, Tanagra Andria, Camila Khodr. Produção: Déborah Correa. Duração: 55 minutos. Faixa Etária: crianças a partir de 4 anos de idade. Produção Executiva: Cia. Articularte – 2012.

Imprensa…

Paragua City – Circ. Cultural – SP | Assis News – Paraguaçu PtaPortal Martinópolis – SP| Clube da Amizade – Martinópolis – SP| Site Costa Norte – “80 dias…” em Ilhabela| Ilhabela – Informa – Circ. Cultural| Ian Press Assessoria Imprensa-estreia | Conexão Cult – Blog.Metrô News – Twitter Arte Plural


Peça Inativa

Essa montagem de A volta ao mundo em 80 dias teve indicação de faixa etária a partir de 03 anos de idade, e foi encenada pela Cia. Articularte até o ano de 2018. Depois disso, a peça foi desmontada, ficando como acervo à disposição do grupo somente para realização de projetos teatrais ou escolares  (Sescs e/ou Sesis) através de circuítos ou temporadas.

Confira algumas matérias de imprensa desse espetáculo em arquivo PDF: aqui …1.2MB.

Cia.Articularte · 2024 © Todos os direitos reservados