Teatro de Bonecos – João Cabeça de Feijão – Cia. Articularte
Este espetáculo foi livremente inspirado na narrativa inglesa João e o Pé de Feijão, e a montagem final ficou cenicamente colorida e recheada de sonoridade brasileira, explorando aspectos do folclore nordestino, dialogando com contos e lendas medievais (e imagens inspiradas no artista plástico Hieronymus Bosch).
Conduzida por atores e bonecos que interagem entre si em diversos momentos, a peça foi elaborada para proporcionar sentidos de aventuras ao público. Entre elas, procuramos desenvolver sentimentos de: graça, magia e encantamento, fazendo parte de um único e lúdico universo cênico. Como reconhecimento da sua elaboração foi Finalista ao Prêmio FEMSA Coca Cola indicada como Melhor Trilha Sonora (2008).
Conforme o enredo desse espetáculo de Teatro de Formas Animadas, apontamos algumas questões: os feijões eram verdadeiramente mágicos? O homem (cigano) com quem o menino João trocara a vaquinha da família pelos grãos de feijão não o enganara? O gigantesco pé de feijão no quintal de sua casa deixava alguma dúvida? As folhas tocavam realmente as nuvens do céu, despertando a curiosidade do pequeno João? O que haveria lá em cima? O que as nuvens escondiam? Que mistérios revelariam?
De um jeito ou de outro, confiante e sem medo de enfrentar o desconhecido, João resolve se arriscar em uma aventura, onde irá deparar-se com outras aventuras, entre elas uma gansa encantada que bota ovos de ouro; e também irá encontrar instrumentos musicais que falam, além de um ogro gigante e outras surpresas.